Vulnerabilidades na Intel: 34 falhas de segurança em softwares, firmwares e chipsets exigem atenção imediata

 


Em 13 de fevereiro, a Intel divulgou em seu portal de segurança a descoberta de 34 vulnerabilidades em softwares, drivers, chipsets e firmwares proprietários da empresa. Entre os softwares mais relevantes para o usuário final estão os drivers e controladores Thunderbolt e a ferramenta de overclock Intel Extreme Tuning Utility (XTU).

O que é Thunderbolt?

Thunderbolt é uma tecnologia de conectividade que oferece alta velocidade de transferência de dados e vídeo. Ela é utilizada em diversos notebooks e desktops modernos, principalmente aqueles com portas USB-C.

Quais são as vulnerabilidades mais graves?

As falhas mais críticas afetam os drivers e controladores Thunderbolt e podem permitir que um invasor com acesso físico ao dispositivo explore-as para obter acesso não autorizado ao sistema ou executar comandos maliciosos.

Como se proteger?

A Intel já disponibilizou patches de segurança para corrigir as vulnerabilidades. É importante manter seus drivers e softwares da Intel atualizados para garantir a segurança do seu dispositivo.

Onde encontrar as atualizações?

As atualizações podem ser encontradas na página de suporte da Intel: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download-center/home.html

Recomendações:

  • Acesse a página de suporte da Intel e verifique se há atualizações disponíveis para seus softwares e drivers.
  • Priorize a atualização dos drivers e controladores Thunderbolt.
  • Mantenha seus drivers e softwares da Intel sempre atualizados.
  • Se você não se sentir confortável em atualizar manualmente os drivers, utilize o Assistente de Atualização de Drivers da Intel:  https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/detect.html

Outras vulnerabilidades:

As 34 falhas de segurança também afetam ferramentas para desenvolvedores, como o Intel Unison, instaladores de ferramentas oneAPI e a ferramenta de diagnóstico de bateria da Intel.

Fique atento:

  • Mesmo que a maioria das vulnerabilidades exija acesso físico ao dispositivo para serem exploradas, é importante manter seus softwares e drivers atualizados para minimizar os riscos de segurança.
  • A Intel recomenda que os usuários leiam os avisos de segurança publicados em seu portal para obter mais informações sobre as falhas e como se proteger.

Lembre-se:

A segurança do seu dispositivo é sua responsabilidade. Mantenha seus softwares e drivers atualizados e siga as boas práticas de segurança para proteger seus dados e seu sistema contra ataques cibernéticos.

Links úteis:

Postar um comentário

0 Comentários